História

Apresentação


          O CEJA, Centro de Educação de Jovens e Adultos de Criciúma é escola reconhecida legalmente pelo CEE, com uma associação de Funcionários Professores e Alunos - AFPAC. É projeto da Secretaria de Estado da Educação sob a responsabilidade da 21ª Gerência Regional de Educação. Situa-se à Rua José Gaidzinski, 368, Bairro Pio Corrêa, Criciúma, Estado de Santa Catarina.
          O CEJA, começou a esboçar-se em agosto de 1985, atuando em nível de 1º grau, com o nome de "PROJETO NEMO". Funcionou durante a primeira quinzena daquele mês nas dependências da então GERED, situada à Rua José Gaidzinski, 368, no Bairro Pio Corrêa. A partir de 15/08/85, o NÚCLEO DE ENSINO MODULARIZADO, "PROJETO NEMO", teve suas instalações transferidas para uma sala do CEDUP no Bairro Pinheirinho. A partir de 03/08/90 passou a atuar também a nível de 2º grau. Em 1993, com a incorporação da "ESCOLA PROFISSIONAL FEMININA LUCILIA CORREA HULSE", o PROJETO NEMO, passou então a denominar-se "CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS" - CEA,  subordinado à Diretoria de Ensino Supletivo da Secretaria de Estado da Educação, atuando na Educação Geral em nível de 1º e 2º graus, como escola para jovens e adultos. Pela Portaria 152/SED/99, seu nome foi alterado para Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA.
          O CEJA é uma escola de jovens e adultos com objetivos, metodologia e avaliação específicos. Conforme o seu Projeto visa dar a oportunidade de iniciar ou completar o Ensino Fundamental e Médio para todos aqueles que não tiveram acesso ao Ensino convencional ou dele foram excluídos. A idade mínima para ingresso é de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. São também vinculados ao CEJA 04 (quatro) núcleos avançados de Ensino Supletivo - NAES, e 03 (três) unidades Descentralizadas - UD's. O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Criciúma oferece ainda o EJA PRESENCIAL Por Disciplinas, em alguns bairros da região. Possui turmas no Presídio Santa Augusta, CIP - Centro de internação Provisória e na Penitenciária Sul. Dentro do projeto também são atendidos os alunos portadores de necessidades especiais, deficiência auditiva e visual.

Objetivo Geral

          O CEJA tem como objetivo geral ofertar e garantir escolarização de jovens e adultos, com avaliação processual, aqueles que buscam dar continuidade a seus estudos no Ensino Fundamental e ou Médio, assegurando-lhes oportunidades apropriadas considerando suas características, interesses, condições de vida e de trabalho, mediante ações didático pedagógicas significativas que possibilite uma formação reparadora, equalizadora e qualificadora que dê condições para a construção da cidadania e de sua identidade.

Objetivos Específicos

  • Oferecer a Educação Básica (Fundamental e Médio), promovendo a recuperação da escolaridade perdida do Jovem e Adulto trabalhador.
  • Priorizar a formação integral voltada para o desenvolvimento de capacidades e competências adequadas, para que todos possam enfrentar, no marco do desenvolvimento sustentável, as novas transformações científicas e tecnológicas e seu impacto na vida social e cultural.
  • Contribuir para a formação de cidadãos democráticos, mediante o ensino dos direitos humanos, o incentivo à participação social ativa e crítica, o estímulo à solução pacífica de conflitos e a erradicação dos preconceitos culturais e da discriminação, por meio de uma educação intercultural.
  • Garantir ao aluno um  bom aproveitamento, tanto no aspecto pedagógico (conteúdo) quanto humano (interação).
  • Discutir e analisar o processo avaliativo pensando no educando como ser em construção e no professor como interventor criativo, afetivo e comprometido com a transformação da realidade social.
  • Promover a aprendizagem dos valores de justiça, solidariedade e tolerância, para que se desenvolva a autonomia intelectual e moral dos alunos envolvidos na EJA.
  • Oportunizar o aluno para que este possa crescer como pessoa, tenha consciência de sua capacidade e acredite no seu potencial, tomando decisões, sendo crítico e participativo.
  • Articular a fundamentação teórica à prática pedagógica.
  • Elaborar e implementar currículos flexíveis, diversificados e participativos, que sejam definidos a partir das necessidades e dos interesses do grupo.