quarta-feira, 27 de novembro de 2013

II Mostra CCTT - NAES de Lauro Muller

      Os alunos do NAES de Lauro Muller participaram da II mostra de CCTT, realizada no CEJA de Criciúma no dia 20/11/2013, com o projeto sustentabilidade desenvolvendo maquetes, cartazes e gráficos  relacionados com o tema abordado.

Sustentabilidade

        A atual problemática ambiental constitui-se em uma crise da
civilização, tendo suas causas principais o uso dos recursos naturais de forma inadequada, incluindo os combustíveis fósseis e nucleares, a produção de grãos em grandes latifúndios, a destruição de florestas, entre outras formas de degradação. As mudanças climáticas são uma evidência do modelo insustentável em que estão fundamentadas as formas de produção e consumo da sociedade atual.
     Existe atualmente uma grande pressão exercida pelo crescimento populacional sobre os limitados recursos do planeta, resultado de um modelo de desenvolvimento que tem no mercado e hábitos de consumo insustentáveis, modelo que está levando ao colapso do planeta Terra. Torna-se cada vez mais
urgente e necessário uma mudança de paradigmas nas formas de organização da sociedade, novas formas de produção, a partir do uso de recursos naturais de forma racional, no entanto, por meio de uma nova racionalidade ambiental, que contemple as dimensões sociais, econômicas, tecnológicas, éticas e culturais.
      Nossa proposta de atividade tem como finalidade uma abordagem das questões ambientais de forma interdisciplinar, sendo esse o princípio norteador, por entender que diante da complexidade das questões ambientais, a interdisciplinaridade proposta pelo saber ambiental constitui-se na integração de processos naturais e sociais, necessário para completa compreensão e formulação de novos paradigmas.
       Nesse contexto, o nosso projeto pretende contribuir para o aprofundamento e socialização dos saberes ambientais, bem como para o processo de construção do conhecimento e para a melhor compreensão do estado atual do meio ambiente, tanto em termos locais, quanto regionais.